Ter, 28 de outubro de 2025, 13:33

BANCA DE DEFESA: MARIA EDVÂNIA DA SILVA PEREIRA
Banca de Defesa

DISCENTE: MARIA EDVÂNIA DA SILVA PEREIRA
DATA: 10/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 402 - Didática VII/UFS.
TÍTULO: ACESSO À INFORMAÇÃO SOBRE BOAS PRÁTICAS EM PESQUISA: GUIA DE ÉTICA E INTEGRIDADE CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Integridade da Informação; Acesso à Informação; Ética Científica; Integridade Científica; Universidade Federal de Sergipe.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A presente pesquisa ressalta a importância de promover a integridade científica e da informação,reforçando a ética na pesquisa e assegurando o acesso à informação. Busca, ainda, estabelecerelevados padrões de rigor, transparência, veracidade, responsabilidade e confiabilidade nas práticasacadêmico-científicas, contribuindo para consolidar uma comunidade científica alinhada a parâmetrosregulamentadores da ciência. O campo de investigação foi a Universidade Federal de Sergipe (UFS),com foco nos coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPGs), visando compreender o perfildos coordenadores e de seus programas, as práticas e iniciativas institucionais, as necessidades edesafios enfrentados, as referências e boas práticas adotadas, bem como sugestões para o formato ea acessibilidade do produto final desta pesquisa. O objetivo central consistiu em fortalecer a cultura deética e integridade científica nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas na UFS, por meio da elaboraçãode um Guia de Ética e Integridade Científica que oriente práticas responsáveis e fomente a reflexãocrítica sobre a conduta em pesquisa. Nesse sentido, esta investigação configura-se como um Estudode Caso, voltado à compreensão das diferentes realidades dos PPGs selecionados, possibilitando aaproximação entre os casos e contribuindo para atender às necessidades identificadas na comunidadeacadêmica. De abordagem qualitativa, adotou-se a entrevista semiestruturada como instrumento decoleta de dados, complementada por um levantamento exploratório nos sites institucionais dasuniversidades federais brasileiras, com o intuito de analisar guias de ética já implementados. Paraanálise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Os resultados indicamque a elaboração do Guia de Ética e Integridade Científica evidencia a necessidade de ampliar asações formativas sobre ética em pesquisa na UFS, alinhando-se às normativas nacionais einternacionais que regem a integridade científica. Ademais, a inexistência de um material consolidadonessa área reforça a relevância estratégica do guia, sobretudo diante de desafios contemporâneos,como o uso indevido da Inteligência Artificial em pesquisas acadêmico-científicas, que demandamposicionamentos institucionais claros em uma sociedade cada vez mais hiperconectada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 1405158 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO AVILA ARAUJO


Notícias UFS