Perguntas frequentes

O que é um Mestrado Profissional?

De acordo com a portaria n° 389, de 23 de março de 2017, do Ministério da Educação, a modalidade do Mestrado Profissional tem como objetivo capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; de transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; de promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; além de contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

Fonte: CAPES http://www.capes.gov.br/perguntas-frequentes

Posso fazer um Doutorado depois do Mestrado Profissional ?

Sim, o título de Mestre Profissional habilita o aluno a participar de seleções para o ingresso em Programas de Doutorado.

O Mestrado Profissional me habilita a prestar a concursos públicos de seleção para a carreira de magistério superior e dar aulas em faculdades e outras instituições de ensino?

Segundo a CAPES, o Mestrado Profissional tem “idênticos grau e prerrogativas” ao Mestrado Acadêmico, “inclusive para o exercício da docência”.

Qual a duração do curso?

O curso deverá ser realizado em até 24 meses, período que inclui a defesa da Dissertação.

Como será a Dissertação?

Na conclusão dos créditos, o aluno deverá elaborar uma Dissertação, sob a orientação de um Professor-Orientador. A Dissertação deverá contemplar o diagnóstico, os resultados da proposta de intervenção e um produto final. A defesa da dissertação será realizada em sessão pública e avaliada por uma Banca Examinadora, composta por três professores.

Para informações mais detalhadas leia a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 08/2019/PPGCI/UFS, que estabelece as normas para elaboração da Qualificação e da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.